2/06 a 31/08 KA121 SCH 2023-1-PT01-KA121-SCH-000125851
Connecting cultures: share to add
The Erasmus+ mobility was very enriching, highlighting the values ​​of empathy and sustainability. Surprised by exceeding expectations, providing a welcoming and conscious environment. This moment has not only strengthened cultural ties, but also inspired a renewed commitment to sustainable practices.
Lucca
The group of students was made up of twelve 14-year-old students, attending the nine grade . They are part of the Erasmus Club the school set up to work on the main goals of the KA121 project : Knowing, respecting and enhancing eco-sustainability and the protection of the environmental and cultural heritage; Conscious use of new technologies for inclusive teaching and life-long learning
Diário dos participantes (Participants' diary)
24/02 - 1° dia de viagem
"Deu-se início à viagem no aeroporto por volta das 14h:55min. A professora entregou-nos todos os bilhetes e cartões e passámos pela segurança. Ficámos à espera da hora do embarque e embarcámos no avião. Ao chegarmos a Pisa, seguimos para o nosso transporte onde nos dividimos em dois grupos de seis. De seguida, dirigimo-nos ao hotel. Recebemos as chaves dos quartos e fomos descansar."
25/02 - 2° dia de viagem
"A maior parte do nosso segundo dia foi passado em passeios pela cidade e caminhadas no centro histórico. Primeiro, acordámos, foi a primeira vez em tudo a estrear, tudo, tomar banho, tomar o pequeno almoço. Experimentámos tudo do hotel e depois fomos passear pelas ruas, visitar alguns monumentos, assinalar alguns pontos nos mapas e tirar fotografias. Depois acabámos por almoçar num sítio chamado Alice que tinha muitas pizzas de diferentes sabores, expostas, onde cada um escolheu a sua. A senhora que nos serviu era muito despachada; vamos, de certeza, recordar isso para sempre. Depois disso, fomos fazer um passeio pelas muralhas. Começámos pela porta de São Pietro, da qual eu gostei muito, foi a minha preferida e fizemos um passeio ao longo de um jardim e de umas árvores. Depois voltámos para trás e continuámos, sempre em frente, até à porta de Santa Maria e depois fomos até ao estádio. Foram mais ou menos 15km para voltar para o hotel, e depois? Atravessámos a cidade, voltámos a ver alguns monumentos..."
26/02 - 3° dia de viagem
"Acordámos e fomos tomar o pequeno almoço. Saímos do hotel por volta das 9h:00min e fomos apanhar o autocarro, estava a chover a potes. Quando chegámos à escola fomos recebidos com muito carinho e simpatia e conhecemos um menino, o Martim, que nasceu e viveu em Portugal. Fizemos uma visita guiada à escola e depois ofereceram-nos um lanche. Passado algum tempo fomos ter aula de matemática e STEM, aprendemos a construir e programar robôs e a fazer gráficos no Excel. Mais tarde, fomos apanhar o autocarro, para ir visitar uma casa, a Villa Mansi, que era muito antiga e muito gira. Passado algum tempo, fomos fazer um workshop a um laboratório de reciclagem chamado “Terra di tutti”. Mostraram-nos o laboratório e depois fizemos alguns padrões com tinta através de materiais reciclados. Foi-nos oferecido um lanche e regressámos ao hotel."
“... Hoje o dia ia ser na escola. Então logo depois de comermos fomos para o local onde íamos apanhar o autocarro. A viagem até à escola demorou 20 minutos. Continuava a chover quando chegámos. Entrámos na escola e fomos recebidos com muitos alunos italianos a olhar para nós, parecia que nunca tinham visto alguém de fora. As professoras do Clube Erasmus+ e a diretora fizeram um breve discurso e depois fomos conhecer a escola. Era colorida e bastante diferente da nossa em Guimarães. Quando chegámos à sala dos professores, tínhamos um lanche preparado para nós, bolo, sumo e umas bolachas típicas do carnaval de Lucca. De seguida, dividimo-nos em dois grupos e tivemos dois workshops. Um deles foi a montagem e programação de um robô e o segundo foi a utilização da matemática no excel, os dois foram muito interessantes e aprendi coisas que não sabia. Depois a fome já aumentou, e fomos almoçar na cantina da escola, uma refeição que eles preparam só para nós. Foi raviolis de queijo e espinafres, que eram uma delícia…”
"O terceiro dia, segunda-feira, foi para conhecer a escola e os nossos companheiros de erasmus. Ao acordar, fomos tomar o pequeno almoço e fomos ter até uma paragem de autocarro perto de um museu de escultura que estava com uma exposição de António Canova. Também havia uma montagem de rua de uma baleia que, quando chegámos, estava desmontada. Estivemos lá à espera e veio o autocarro. Depois do autocarro fizemos um quarto de hora até à escola, saímos das muralhas e deu para ver que a cidade fora das muralhas era diferente. Já não era um estilo rústico, clássico, mas as coisas começavam a ser mais modernas, típicas de uma cidade. Depois, ao chegar à escola, a escola era um bocado estranha por fora, mas por dentro até se apresentava bem. Havia alguns quadros de que eu gostei. Também havia quadras maiores que até estavam bem pintadas. Depois, as professoras erasmus apresentaram-nos os seus alunos. Eles distribuíram-nos um brinde e depois chegou a diretora que fez um diálogo e, por coincidência, o menino chamado Martim, que falava português, estava a traduzir, um menino pequenino. Estava a traduzir o discurso dessa professora. Depois, eles foram-nos apresentar a escola deles, visitámos as salas. Vimos o pavilhão, a cantina, a biblioteca ... Ao ver toda a escola deles, comecei a entender e a valorizar muito mais a nossa, porque eles não tinham quase metade das coisas que nós temos e mesmo assim achamos que a nossa escola não é suficiente. E depois disso fomos almoçar, as senhoras tiveram a gentileza de nos fazer ravioli. Que foi muito bom, estava mesmo bom, todos gostámos, todos comemos, alguns repetiram. Depois do almoço fomos fazer um workshop. Construímos um robô, que era um triciclo, e depois conseguimos programá-lo para dizer coisas, mostrar imagens, reproduzir áudios, mexer-se,… Foi a atividade de que eu mais gostei, depois a atividade matemática. Foi bom para nós recordarmos como era o Excel, para pôr o nosso vocabulário de inglês à prova. Depois fomos de carrinha até a uma Villa. Era uma casa mais parecida com um museu. Com um jardim muito bonito. Depois fomos a pé até uma oficina de reciclagem que ficava ali perto. Na oficina, eles pegavam em materiais reciclados e transformavam em coisas novas que depois vendiam em série ou mesmo artigos únicos na internet. No fim, fizemos uma atividade …
Fomos de carrinha até ao hotel.
Jantámos num restaurante muito bom. Foi talvez a nossa melhor refeição. Eu gostei muito …Estávamos a ter uma oportunidade de uma vida, mas isso é tema para outra conversa."
27/02 - 4° dia de viagem
"Até agora este foi o dia em que acordámos mais cedo, por volta das 6h:15min o que foi bastante difícil porque tínhamos de tomar o pequeno almoço às 7:00 para chegar à estação de comboio antes das 8h:30min para conseguir encontrar a linha correta. Ficámos cerca de uma hora e meia no comboio a caminho de Florença onde passámos o resto do dia. Em Florença, visitámos vários locais muito bonitos como a ponte Vecchio, um museu sobre perfumes e sabonetes que antes era uma farmácia, igrejas muito bonitas e detalhadas e a catedral Santa Maria del Fiori ..."
28/02- 5° dia de viagem
"Fomos apanhar o autocarro para a escola. Chegados à escola, fomos recebidos com muita simpatia pelos alunos e professores, pousámos as nossas coisas e fomos fazer algumas atividades. A 1ª atividade foi muito divertida, pois aprendemos a diferença entre as nossas línguas na forma de falarmos. A segunda palestra também foi muito interessante pois aprendemos como podemos reutilizar e repensar em coisas que já estão estragadas. Apresentámos o vídeo de apresentação que elaborámos e agradecemos à escola por nos ter acolhido. Depois do almoço fomos visitar a Fondazione Banca del Monte di Lucca, de seguida, fomos fazer um peddy paper e a minha equipa ganhou."
29/02- 6° dia de viagem
"A caminho do aeroporto, os condutores fizeram um desvio até à Torre de Pisa, onde nós, com toda a pressa, saímos dos carros e fomos tirar fotografias. Quando todos já tínhamos uma fotografia à frente da torre, voltamos para os transferes e dirigimo-nos ao aeroporto. Fizemos os mesmos procedimentos que fizemos na ida e partimos para o nosso voo das 16h30min chegando a Portugal por volta das 18h45min. Foi uma viagem inesquecível que vai ficar para sempre nos nossos corações.”
"Almoçámos na pizzaria em que estivemos no primeiro dia e as pizzas eram muito apetitosas. Preparámo-nos para voltar para o hotel e pegar nas nossas malas, porque as carrinhas estavam à nossa espera para ir para o aeroporto. Quando nos estávamos a dirigir para o nosso destino, o condutor parou à frente da Torre de Pisa para ficarmos algum tempo a apreciar o tão famoso monumento. Fomos de volta para a carrinha e continuámos a nossa viagem. Chegámos ao aeroporto e preparámos tudo para entrarmos no avião. Esperámos cerca de duas horas para iniciarmos a nossa viagem de volta a Portugal. Quando chegámos ao Porto as professoras dirigiram-nos aos nossos pais e assim terminou esta viagem tão importante e memorável. Quero agradecer a todos os que ajudaram a que este projeto se tornasse realidade…”
“É triste dizer adeus, os senhores do hotel eram tão cuidadosos e atenciosos, sem contar com a beleza da cidade, acho que me apaixonei por ela maioritariamente por ser parecida a Guimarães: pequena, centro histórico lindo, muralhas, monumentos antigos… No caminho para o aeroporto parámos na torre de Pisa e tirámos muitas fotos, estava muito vento, mas os monumentos são lindos. Foi uma viagem incrível, com pessoas maravilhosas tanto portuguesas como italianas, sítios lindos… mas já acabou, infelizmente, passou muito rápido, gostava que tivesse sido mais tempo.”
Returning home, after a week of work, there are, in addition to knowledge, values ​​such as companionship, empathy, sharing, commitment, discipline, respect, autonomy and lots of friendship!